Pular para o conteúdo principal

STF marca julgamento de plano golpista para 25 de março


O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 25 de março o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados por suposta tentativa de golpe de Estado. A Procuradoria-Geral da República (PGR) defende que todos os acusados se tornem réus.
Entenda o caso:
 * A denúncia da PGR aponta que Bolsonaro e seus aliados articularam um plano para impedir a posse do presidente Lula e manter Bolsonaro no poder.
 * O plano incluía a disseminação de notícias falsas sobre fraudes nas eleições, a pressão sobre as Forças Armadas para que interviessem e a elaboração de um decreto para instaurar um estado de sítio.
 * A PGR acusa Bolsonaro de ser o líder do plano e de ter incitado seus apoiadores a cometerem atos violentos contra as instituições democráticas.
O que esperar do julgamento:
 * O julgamento será realizado pela Primeira Turma do STF, composta por cinco ministros.
 * A defesa de Bolsonaro nega as acusações e alega que o ex-presidente apenas exerceu seu direito de liberdade de expressão.
 * Caso seja condenado, Bolsonaro pode ser preso e ficar inelegível por oito anos.
Repercussão:
 * O julgamento é considerado um dos mais importantes da história do STF e tem gerado grande expectativa na sociedade brasileira.
 * A decisão do STF terá um impacto significativo no cenário político do país e pode influenciar as eleições de 2026.
Próximos passos:
 * O julgamento será realizado em três sessões consecutivas, nos dias 25, 26 e 27 de março.
 * Após o julgamento, o STF decidirá se aceita a denúncia da PGR e se Bolsonaro e seus aliados se tornarão réus.
 * Caso se tornem réus, eles serão julgados por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa.

Postagens mais visitadas deste blog

Incêndio atinge residência em Valparaíso e mobiliza caminhão-pipa para conter as chamas

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma casa na Rua Francisco Fernandes Filho, no bairro Miguel Villar, em Valparaíso, na noite desta quinta-feira (27), por volta das 22h. Devido à intensidade das chamas e à grande quantidade de fumaça, foi necessário o uso de um caminhão-pipa para conter o fogo. Moradores da região registraram imagens do incêndio, que rapidamente se espalhou pela residência. Até o momento, não há informações sobre feridos. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Autoridades foram acionadas para investigar o ocorrido.

Tragédia! Mecânico desaparecido é encontrado morto em estrada

Mecânico desaparecido é encontrado morto em Fernandópolis Antônio Carlos da Silva Martins, de 39 anos, estava desaparecido desde sábado (22) após sair da casa de sua mãe no bairro Cohab Antônio Brandini, por volta das 23 horas, dirigindo um Honda Civic de cor chumbo. Infelizmente, seu corpo e veículo foram localizados na tarde desta segunda-feira (24) em uma estrada rural próxima ao Distrito de Brasitânia, em Fernandópolis. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e confirmou o óbito. O desaparecimento de Antônio Carlos mobilizou as redes sociais, com familiares e amigos compartilhando mensagens em busca de informações. Ele era casado, pai de dois filhos e residia no Jardim Araguaia, em Fernandópolis. FONTE: Regional Press: #Fernandópolis #Desaparecimento #Luto #Notícias

Homem é preso por porte de arma em Valparaíso

Nesta quarta-feira (26), policiais militares identificaram um indivíduo em atitude suspeita no bairro Lambari, em Valparaíso-SP, enquanto manuseava algo na região da cintura. Ao perceber a aproximação da equipe, o homem tentou fugir, mas foi alcançado no quintal de uma residência. Durante a abordagem, os militares localizaram um revólver Taurus, carregado com seis munições, que havia sido dispensado pelo suspeito durante a tentativa de fuga. Diante dos fatos, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde permaneceu preso à disposição da Justiça.