O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 25 de março o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados por suposta tentativa de golpe de Estado. A Procuradoria-Geral da República (PGR) defende que todos os acusados se tornem réus.
Entenda o caso:
* A denúncia da PGR aponta que Bolsonaro e seus aliados articularam um plano para impedir a posse do presidente Lula e manter Bolsonaro no poder.
* O plano incluía a disseminação de notícias falsas sobre fraudes nas eleições, a pressão sobre as Forças Armadas para que interviessem e a elaboração de um decreto para instaurar um estado de sítio.
* A PGR acusa Bolsonaro de ser o líder do plano e de ter incitado seus apoiadores a cometerem atos violentos contra as instituições democráticas.
O que esperar do julgamento:
* O julgamento será realizado pela Primeira Turma do STF, composta por cinco ministros.
* A defesa de Bolsonaro nega as acusações e alega que o ex-presidente apenas exerceu seu direito de liberdade de expressão.
* Caso seja condenado, Bolsonaro pode ser preso e ficar inelegível por oito anos.
Repercussão:
* O julgamento é considerado um dos mais importantes da história do STF e tem gerado grande expectativa na sociedade brasileira.
* A decisão do STF terá um impacto significativo no cenário político do país e pode influenciar as eleições de 2026.
Próximos passos:
* O julgamento será realizado em três sessões consecutivas, nos dias 25, 26 e 27 de março.
* Após o julgamento, o STF decidirá se aceita a denúncia da PGR e se Bolsonaro e seus aliados se tornarão réus.
* Caso se tornem réus, eles serão julgados por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa.