O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes enviou ofício nesta quinta-feira (2), concedendo prazo de cinco dias para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente manifestação a respeito do pedido de prisão preventiva formulado contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O pleito de prisão foi apresentado pelos deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Talíria Petrone (PSOL-RJ), que também pleiteiam bloqueio de subsídios, suspensão de verbas indenizatórias e celeridade na tramitação dos pedidos de cassação do mandato de Eduardo. Moraes fundamentou a solicitação com base no art. 312 do Código de Processo Penal, que trata da prisão preventiva para garantir a ordem pública, a instrução criminal e a aplicação da lei penal.
No despacho, o ministro cita ainda que o parlamentar tem apresentado resistência à notificação judicial, com tentativas frustradas dos oficiais de Justiça em dois endereços distintos. Esse argumento reforça a urgência de manifestação da PGR. Eduardo Bolsonaro já foi denunciado pela PGR ao STF por coação no curso do processo, junto com o blogueiro Paulo Figueiredo, por suposto envolvimento em pressões no Brasil e no exterior contra decisões judiciais que envolvem seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Com essa medida, Moraes impõe prazo estrito para que a PGR se posicione, inserindo nova etapa no rito do processo. A expectativa é que a manifestação da Procuradoria seja decisiva para que o STF avalie, em seguida, o deferimento ou não da prisão preventiva solicitada contra Eduardo Bolsonaro.
The post Alexandre de Moraes exige parecer da PGR sobre prisão de Eduardo Bolsonaro appeared first on São Paulo Agora.source https://www.spagora.com.br/justica/2025/10/02/alexandre-moraes-exige-pgr-prisao-eduardo-bolsonaro/