Pular para o conteúdo principal

Contrato da Enel em São Paulo pode ser suspenso após pedido do MPF

Por Redação, São Paulo Agora Contrato da Enel em São Paulo pode ser suspenso após pedido do MPF São Paulo Agora

Na última segunda-feira, o Ministério Público Federal em São Paulo manifestou-se favoravelmente à Prefeitura da capital pedindo a suspensão imediata do processo administrativo de prorrogação antecipada do contrato de concessão da Enel SP, que atende a capital e municípios da região metropolitana. O pedido foi formalizado perante a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão responsável pela fiscalização e decisão sobre concessões do setor elétrico.

Contrato da Enel em São Paulo pode ser suspenso após pedido do MPF
Solicitação pede suspensão imediata até que sejam apuradas falhas no serviço e risco de caducidade da concessão(Paulo Pinto – Agência Brasil)

O MPF sustenta que a renovação não pode prosseguir enquanto não houver decisão definitiva sobre um processo administrativo que apura a possível caducidade do contrato, isto é, a extinção antecipada da concessão em razão de graves falhas observadas nos serviços prestados.

O atual contrato da Enel SP está previsto para expirar em 15 de junho de 2028, e o pedido de prorrogação já tramita em órgãos regulatórios. A prorrogação antecipada é uma prática que antecipa renovação sem realizar nova licitação, desde que atendidos critérios técnicos, legais e regulatórios.

A Prefeitura de São Paulo, ao pedir a suspensão do processo, argumentou que os critérios de avaliação da Enel devem ser reformulados antes que a prorrogação seja aprovada. Segundo o município, há indícios de descumprimento de metas, falhas no atendimento e histórico de interrupções, especialmente em episódios de chuvas severas recentes.

A Enel, por sua vez, informou que está cumprindo os requisitos estabelecidos no decreto que regula concessões e afirma ter investido de forma estruturada no plano operacional, incluindo reforço nas equipes de campo, expansão da frota de geradores e intensificação das ações de podas preventivas. A empresa diz que o plano contempla aportes de R$ 10,4 bilhões entre 2025 e 2027 em toda a sua área de concessão.

Com o posicionamento do MPF, o processo de prorrogação da Enel fica sob forte questionamento legal. A decisão final caberá à Aneel, que deverá avaliar não apenas a conformidade técnica da concessão, mas também o risco regulatório e a integridade do processo de renovação.

The post Contrato da Enel em São Paulo pode ser suspenso após pedido do MPF appeared first on São Paulo Agora.

source https://www.spagora.com.br/capital/2025/10/01/contrato-enel-sp-suspensao-mpf/

Postagens mais visitadas deste blog

Incêndio atinge residência em Valparaíso e mobiliza caminhão-pipa para conter as chamas

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma casa na Rua Francisco Fernandes Filho, no bairro Miguel Villar, em Valparaíso, na noite desta quinta-feira (27), por volta das 22h. Devido à intensidade das chamas e à grande quantidade de fumaça, foi necessário o uso de um caminhão-pipa para conter o fogo. Moradores da região registraram imagens do incêndio, que rapidamente se espalhou pela residência. Até o momento, não há informações sobre feridos. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Autoridades foram acionadas para investigar o ocorrido.

Tragédia! Mecânico desaparecido é encontrado morto em estrada

Mecânico desaparecido é encontrado morto em Fernandópolis Antônio Carlos da Silva Martins, de 39 anos, estava desaparecido desde sábado (22) após sair da casa de sua mãe no bairro Cohab Antônio Brandini, por volta das 23 horas, dirigindo um Honda Civic de cor chumbo. Infelizmente, seu corpo e veículo foram localizados na tarde desta segunda-feira (24) em uma estrada rural próxima ao Distrito de Brasitânia, em Fernandópolis. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e confirmou o óbito. O desaparecimento de Antônio Carlos mobilizou as redes sociais, com familiares e amigos compartilhando mensagens em busca de informações. Ele era casado, pai de dois filhos e residia no Jardim Araguaia, em Fernandópolis. FONTE: Regional Press: #Fernandópolis #Desaparecimento #Luto #Notícias

Homem é preso por porte de arma em Valparaíso

Nesta quarta-feira (26), policiais militares identificaram um indivíduo em atitude suspeita no bairro Lambari, em Valparaíso-SP, enquanto manuseava algo na região da cintura. Ao perceber a aproximação da equipe, o homem tentou fugir, mas foi alcançado no quintal de uma residência. Durante a abordagem, os militares localizaram um revólver Taurus, carregado com seis munições, que havia sido dispensado pelo suspeito durante a tentativa de fuga. Diante dos fatos, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde permaneceu preso à disposição da Justiça.