Um ex‑assessor do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o magistrado teria a intenção de concorrer à Presidência da República em eleições futuras, possivelmente em 2030, após deixar a Corte. A declaração foi feita por Eduardo Tagliaferro, que já trabalhou com Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevista ao programa Café com a Gazeta, transmitido no canal da Gazeta do Povo no YouTube.

Segundo Tagliaferro, a informação sobre uma eventual pretensão presidencial teria sido mencionada pela chefe de gabinete de Moraes. “Eu ouvi da boca da Cristina, a chefe de gabinete dele, que ele sim quer ser presidente da República. Essa é a intenção dele”, disse o ex‑assessor, destacando que a candidatura não estaria nos planos imediatos, mas sim para um pleito posterior.
De acordo com a narrativa relatada, uma eventual postulação de Moraes exigiria a sua saída do STF antes de qualquer corrida eleitoral. A possibilidade de um ministro do Supremo concorrer a cargos eletivos não é inédita na legislação brasileira — desde que o magistrado se desligue da Corte dentro do prazo legal para filiação partidária antes da eleição —, mas segue sendo tema de especulação, sem confirmação oficial até o momento.
Especialistas em direito eleitoral lembram que ministros do STF podem concorrer a cargos públicos após a devida desincompatibilização, porém decisões dessa natureza tendem a atrair intenso debate público e jurídico, dada a relevância institucional da Corte e os limites éticos que regem a atuação de magistrados na política eleitoral.
Até agora, não há declaração oficial de Moraes confirmando ou negando essas informações, e a expectativa entre analistas é que qualquer movimento nesse sentido só tenha repercussão quando, e se, ele efetivamente renunciar ao cargo e anunciar intenção formal de candidatura.
The post Alexandre de Moraes tem planos de ser presidente, afirma ex-assessor appeared first on São Paulo Agora.source https://www.spagora.com.br/politica/2025/12/15/moraes-planeja-candidatura-presidencial/