Pular para o conteúdo principal

Tempestade com granizo atinge São Paulo e deixa mais de 130 mil sem energia

Por Redação, São Paulo Agora Tempestade com granizo atinge São Paulo e deixa mais de 130 mil sem energia São Paulo Agora

Uma forte tempestade atingiu a cidade de São Paulo e sua região metropolitana na tarde desta quarta-feira (3), provocando apagões, quedas de árvores e danos a estruturas. A Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica, informou que mais de 130 mil clientes ficaram sem luz — o equivalente a aproximadamente 250 mil pessoas.

Tempestade com granizo atinge São Paulo e deixa mais de 130 mil sem energia
Com ventos de até 68 km/h e granizo, tempestade atinge São Paulo e causa queda de árvores(Paulo Pinto – Agência Brasil)

Os maiores volumes de chuva foram registrados nas zonas sul e oeste da capital, com destaque para os bairros do Butantã e de Pinheiros, onde a precipitação ultrapassou os 40 milímetros. A Defesa Civil contabilizou ao menos 21 quedas de árvores, 15 alagamentos e um desabamento. Apesar da gravidade da situação, não houve registro de feridos.

Além da forte chuva, foram registradas rajadas de vento intensas: no aeroporto de Congonhas, a velocidade chegou a 68 km/h. Em alguns pontos da cidade, houve queda de granizo. O fenômeno avançou rapidamente pela região, atingindo primeiro o Butantã por volta das 13h30 e depois se deslocando em direção a Pinheiros.

Nas redes sociais, estudantes e funcionários da Universidade de São Paulo (USP) divulgaram vídeos que mostram o teto de forro cedendo em ao menos dois prédios: na Faculdade de Economia e Administração (FEA) e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). A universidade ainda não se pronunciou oficialmente sobre os incidentes, mas não há relatos de feridos.

Às 17h, a Enel ainda contabilizava 1,54% dos clientes da capital e da região metropolitana sem fornecimento de energia. Já no início da noite, esse percentual foi reduzido para 0,97%, o que ainda representa cerca de 80 mil clientes afetados. Técnicos seguem mobilizados para restabelecer completamente o sistema, que foi comprometido em diversos pontos pela queda de árvores sobre a rede elétrica.

O episódio desta quarta-feira expõe novamente a vulnerabilidade da infraestrutura urbana de São Paulo diante de eventos climáticos extremos. Com a temporada de chuvas se intensificando, cresce a pressão para que órgãos públicos e concessionárias de serviço intensifiquem medidas preventivas, como poda de árvores em áreas críticas, modernização da rede elétrica e planos de contingência mais eficientes.

The post Tempestade com granizo atinge São Paulo e deixa mais de 130 mil sem energia appeared first on São Paulo Agora.

source https://www.spagora.com.br/capital/2025/12/08/tempestade-sao-paulo-130-mil-sem-energia/

Postagens mais visitadas deste blog

Incêndio atinge residência em Valparaíso e mobiliza caminhão-pipa para conter as chamas

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma casa na Rua Francisco Fernandes Filho, no bairro Miguel Villar, em Valparaíso, na noite desta quinta-feira (27), por volta das 22h. Devido à intensidade das chamas e à grande quantidade de fumaça, foi necessário o uso de um caminhão-pipa para conter o fogo. Moradores da região registraram imagens do incêndio, que rapidamente se espalhou pela residência. Até o momento, não há informações sobre feridos. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Autoridades foram acionadas para investigar o ocorrido.

Tragédia! Mecânico desaparecido é encontrado morto em estrada

Mecânico desaparecido é encontrado morto em Fernandópolis Antônio Carlos da Silva Martins, de 39 anos, estava desaparecido desde sábado (22) após sair da casa de sua mãe no bairro Cohab Antônio Brandini, por volta das 23 horas, dirigindo um Honda Civic de cor chumbo. Infelizmente, seu corpo e veículo foram localizados na tarde desta segunda-feira (24) em uma estrada rural próxima ao Distrito de Brasitânia, em Fernandópolis. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e confirmou o óbito. O desaparecimento de Antônio Carlos mobilizou as redes sociais, com familiares e amigos compartilhando mensagens em busca de informações. Ele era casado, pai de dois filhos e residia no Jardim Araguaia, em Fernandópolis. FONTE: Regional Press: #Fernandópolis #Desaparecimento #Luto #Notícias

Homem é preso por porte de arma em Valparaíso

Nesta quarta-feira (26), policiais militares identificaram um indivíduo em atitude suspeita no bairro Lambari, em Valparaíso-SP, enquanto manuseava algo na região da cintura. Ao perceber a aproximação da equipe, o homem tentou fugir, mas foi alcançado no quintal de uma residência. Durante a abordagem, os militares localizaram um revólver Taurus, carregado com seis munições, que havia sido dispensado pelo suspeito durante a tentativa de fuga. Diante dos fatos, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde permaneceu preso à disposição da Justiça.