O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (7), em evento em Salvador, que o Congresso Nacional “sequestrou” o Orçamento da União com o uso de emendas parlamentares, repetindo uma expressão que havia sido alvo de críticas do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
Em discurso durante as comemorações dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores, Lula voltou a criticar a chamada prática do orçamento secreto — mecanismo pelo qual parte dos recursos do orçamento é destinada a emendas de relator sem transparência completa — e classificou o fenômeno como um “sequestro do Orçamento do Executivo” para favorecer o legislativo.
A fala se refere ao uso crescente de emendas parlamentares que, segundo o presidente, reduzem a margem de manobra do governo na execução das políticas públicas. Ele destacou que neste ano o volume dessas emendas pode chegar a valores elevados, criticando também o fato de seu próprio partido ter apoiado algumas dessas propostas no passado.
A crítica de Lula vem em meio a um momento de tensão entre o Executivo e o Congresso sobre a execução orçamentária e o papel das emendas impositivas — aquelas que o governo é obrigado a pagar —, que consumiriam grande parte dos recursos públicos antes mesmo de outras prioridades estratégicas serem atendidas.
O termo “sequestro” havia sido usado recentemente pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e também foi criticado por Hugo Motta, que considerou a expressão inadequada para descrever a relação entre os poderes.
No evento em Salvador, Lula reforçou que “deputado não é profissão”, em uma crítica direta ao mercado político atual, e afirmou que a política está “apodrecida” e “mercantilizada”, em comentários voltados também ao ambiente eleitoral de 2026.
The post Lula repete termo criticado por Motta e diz que Congresso “sequestrou” Orçamento com emendas appeared first on São Paulo Agora.source https://www.spagora.com.br/politica/2026/02/08/lula-diz-congresso-sequestrou-orcamento-emendas/